Câmara realiza Plenária Municipal do Parlamento Jovem

21 de junho de 2017
Audiência Pública sobre Transporte Coletivo
27 de junho de 2017

A Câmara de Machado realizou a Plenária do Parlamento Jovem na tarde do último dia 13, no Plenário da Casa Legislativa, com a presença do presidente da Escola do Legislativo, Matheus Jovem de Deus,do coordenador pedagógico, Aryovaldo Júnior e dos alunos participantes
Teve início com os alunos Davi e José fazendo leitura do resumo de todos os encontros e oficinas do Parlamento Jovem realizadas em 2017.
Em seguida, os alunos fizeram a leitura das propostas; duas propostas de cada subtema: 1 – EDUCAÇÃO POLÍTICA E CURRÍCULO, 2 – INTERAÇÃO ENTRE ESCOLAS E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS, 3 – EDUCAÇÃO POLÍTICA PARA UMA GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA.
Em seguida, o coordenador pedagógico do projeto Aryovaldo Magalhães Júnior passou para a votação das melhores propostas referentes a cada subtema; podendo ser escolhida apenas uma.
As propostas escolhidas serão defendidas durante a Plenária Regional que acontece no dia 03 de agosto, em Pouso Alegre-MG.
Seguem as propostas escolhidas: SUBTEMA 1 – EDUCAÇÃO POLÍTICA E CURRÍCULO
Proposta 2 – Alteração da Lei Estadual 15.476 de 2005, que “Determina a inclusão de conteúdos referentes a cidadania nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio”, incluindo também o estudo da essência política, como também o da administração pública direta e indireta no país e a real execução desta lei. PROPOSTA VENCEDORA
SUBTEMA 2 – INTERAÇÃO ENTRE ESCOLAS E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS
Proposta 2 – Criar o projeto “Câmara na Escola” com debates informativos envolvendo profissionais qualificados como mediadores, cidadãos no geral e alunos cujo objetivo seja criar a cultura e a inclusão de pessoas como ativistas da política local para discutir o cenário político atual de forma a despertar o interesse da sociedade e dos alunos pelos assuntos de importância a coletividade.
PROPOSTA VENCEDORA
SUBTEMA 3 – EDUCAÇÃO POLÍTICA PARA UMA GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA
Proposta 1 – Institucionalizar parcerias e ou convênios entre os três poderes com as escolas municipais, federal e estaduais, para levar conhecimento do trabalho desenvolvido dentro do município por cada poder, através de uma divulgação dos atos em conferências e ou visitas com intuito informativo nas escolas.
PROPOSTA VENCEDORA