Câmara sedia curso de brigadistas civis oferecido pelo Corpo de Bombeiros

Feliz Dia das Crianças!
9 de outubro de 2017
Parlamentar visita escola do Bairro da Conceição
11 de outubro de 2017

A Câmara de Vereadores sediou na última semana, dias 05 e 06 de outubro, no Plenário da Casa, um curso de brigadistas civis ministrado por militares da 3ª Cia do Corpo de Bombeiros de Alfenas. O plano de trabalho do curso contou com aulas teóricas e práticas oferecidas gratuitamente.

Entre os participantes inscritos estavam servidores púbicos, funcionários das empresas Mavi Alimentos, Giro Agro, Fumesc (Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação), Palmeira Agro, graduados em segurança do trabalho e outros interessados pela área.

As brigadas de incêndio são grupos organizados, treinados e capacitados para agir em princípios de incêndio, na desocupação de prédios, no isolamento de áreas, bem como, prestar os primeiros socorros.

O curso oferecido em Machado foi uma conquista da Câmara de Vereadores, através do vereador Maycon Willian. Na capacitação os alunos foram instruídos de acordo com o que existe de mais atual no que se refere a combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar, sendo construídos locais e situações em que eles puderam vivenciar na prática as condições reais de um local incendiado.

Foram 26 participantes que vão receber do Comando do Corpo de Bombeiros de Alfenas o certificado de participação nas aulas. Os certificados serão entregues em ato solene no Plenário da Câmara de Machado. A primeira parte do curso foi ministrada pelo sargento Ronan Cordeiro e pelo cabo Fernando Alexandre Ferreira. No segundo dia de curso, os responsáveis foram: o sargento Michael Rodrigues Pereira e o soldado Flávio Gomes Lima, todos pertencentes a 3ª Cia do Corpo de Bombeiros.

O presidente da Casa, vereador Erivelto Ângelo, destacou a importância dessa capacitação para o Município. “Esse curso é de relevância para nossa cidade, uma vez que recentemente aconteceram incêndios e nós não tínhamos muitas pessoas preparadas para isso. Inclusive a Prefeitura de Machado e empresas da cidade enviaram alguns de seus funcionários para se capacitarem”, finalizou.

O presidente da Casa reforçou ainda que esse é apenas um primeiro passo. “Estamos buscando trazer para a cidade além da Guarda Municipal, que foi um de nossos primeiros pedidos ao Executivo, a fim de colaborar na organização do trânsito da cidade, também ter em Machado uma fração do Corpo de Bombeiros”, destacou Erivelto.

O curso teve o apoio das Secretarias de Obras e Infraestrutura e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio ambiente, que cederam o caminhão pipa e os extintores para as aulas práticas, que foram realizadas no recinto do antigo Parque de Exposições João Domingues Sobrinho.

A Câmara de Vereadores agradece também aos restaurantes do Chico e Carretão, por terem fornecido gratuitamente almoço aos militares durante o período do curso.