Câmara recebe membros do Observatório Social

Sessões Plenárias ao vivo pela Rádio Difusora Live!
7 de maio de 2018
Confira os editais de licitação disponíveis
15 de maio de 2018

A Câmara Municipal de Machado recebeu na tarde de ontem, 07, os membros do Observatório Social de Machado, composto por representantes de diversas entidades representativas da sociedade civil. O Observatório foi criado em Machado como um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário, ter ampla representatividade e contribuir para a melhoria da gestão pública.

Na ocasião, o presidente da Câmara vereador Maycon Willian cumprimentou os membros do Observatório pelo trabalho que já vem sendo realizado há cerca de 45 dias e informou que todos os processos licitatórios realizados pela Casa Legislativa estão à disposição da sociedade, bem como publicados no site oficial da Casa.

Entenda o Observatório:
Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.
Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, o Observatório Social atua em outras frentes, como:

• a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhara aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos.

• a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas.

• a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município,fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte. E a cada 4 meses realiza a prestação de contas do seu trabalho à sociedade.