Conte com o CEAC para receber orientações sobre o Auxílio Emergencial

Câmara Municipal de Machado destinará um recurso para a compra de respiradores e equipamentos em combate ao Coronavírus (Covid-19)
02/04/2020
Vereador Matheus Jovem de Deus consegue emenda parlamentar de R$50mil para saúde
06/04/2020

O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus – COVID 19.

Quem tem o direito de receber?

Pode solicitar o benefício o cidadão maior de 18 que atenda a todos os seguintes requisitos:

• Esteja desempregado ou exerça atividade na condição de:

– Microempreendedores individuais (MEI);

– Contribuinte individual da Previdência Social;

– Trabalhador Informal.

• Pertença à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo  (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00).

Quem não tem o direito de receber?

• Tenha emprego formal ativo;
  • Pertence à família com renda superior a três salários mínimos (R$ 3.135,00) ou cuja renda mensal por pessoa maior que meio salário mínimo (R$ 522,50);
  • Está recebendo Seguro Desemprego;
  • Está recebendo benefícios previdenciários, assistenciais ou benefício de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família;
  • Recebeu rendimentos tributáveis acima do teto de R$ 28.559.70 em 2018, de acordo com declaração do Imposto de Renda.

Como receber o Auxílio Emergencial?

Desde que atenda às regras do Auxílio, quem já está cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico), ou recebe o benefício Bolsa Família, receberá o benefício automaticamente, sem precisar se cadastrar.

As pessoas que não estão cadastradas no Cadastro Único, mas que têm direito ao Auxílio, poderão se cadastrar no aplicativo e site que serão divulgados pela CAIXA.

Fonte: Caixa Econômica Federal

Se você se enquadrar nos requisitos descritos neste artigo, entre em contato com o CEAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), pois os nossos atendentes estarão de plantão para o esclarecimento de dúvidas e informações sobre os procedimentos: (35) 9 8711-0108, (35) 9 8892-8996 ou (35) 9 8832-5171.

Câmara Municipal de Machado: Transparência e comprometimento para cuidar da nossa gente!