Lixo no Distrito Industrial II, Barreiras Sanitárias, Problemas Econômicos, entre outros temas são discutidos na 16ª Reunião Ordinária

Estradas rurais, reforma da rodoviária, entre outros temas são discutidos na 15ª Reunião Ordinária
05/06/2020
Desemprego, Cargos Comissionados, UTI, entre outros temas são discutidos na 17ª Reunião Ordinária
19/06/2020

Veja o que foi destaque na última Reunião Ordinária, que ocorreu na última segunda-feira (08)

 

“Para a gente cobrar, primeiro temos que fazer o dever de casa!”

Peixinho

Na última Reunião Ordinária desta segunda-feira (8), o Vereador Adriano Viana (Peixinho) falou sobre os terrenos da Prefeitura Municipal de Machado que estão sem calçadas e sem cuidados por toda a cidade, citando ainda o Executivo por notificar e multar os munícipes que fazem o mesmo com seus terrenos particulares.

O Vereador também falou sobre o Projeto de Lei Ordinária criado por ele, que foi votado e aprovado por unanimidade pelos membros da Casa Legislativa, que “Torna de utilidade pública a Associação Esportiva Futebolística Mangueira”, fazendo com que esta associação possa prestar apoio social à comunidade.

 

“Em nome dos munícipes, agradeço ao executivo pela Operação Tapa Buracos.”

Alvina Ferreira

A Vereadora Alvina, na última Reunião Ordinária, usou seu tempo no grande expediente para agradecer à Secretaria Municipal de Obras pela limpeza das ruas e a Operação Tapa Buracos, ações que vêm sendo realizadas ao longo desses últimos dias.

 

“Estou assustado com a situação do Distrito Industrial II, descarte de lixo sem controle!”

Clayton Nery

Na última Reunião Ordinária o vereador Clayton Nery falou sobre o a sublocação dos box da rodoviária e a falta de pagamento de taxa de embarque por uma das empresas de ônibus.

Falou também sobre as desapropriações que o Executivo irá fazer para as construções de pontes no município, onde para o Vereador, os valores e locais a serem desapropriados devem ser avaliados e discutidos.

Citou os problemas do Distrito Industrial II, dizendo o local está parecendo um lixão ao céu aberto, e pediu atenção do Executivo para o caso, pois há até descarte de lixo hospitalar.

Agradeceu ao Comitê de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 pela substituição de barreiras físicas por barreiras sanitárias na entrada do cemitério.

Lembrou a população que o SAAE está protocolando pedidos para revisão de contas com aumentos abusivos.

Para finalizar sua fala, reforçou sobre os problemas na Rua Professor José Cândido que até hoje não foi resolvido.

 

“É lamentável a situação do ‘Lixão’ que se estende na região do Córrego Fundo.”

Erivelto Angelo

Na 16ª Reunião Ordinária o Vereador Erivelto Angelo elogiou o 3º Festival Cultural realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte que este ano teve um formato diferente em razão do Coronavírus (COVID-19) com lives que aconteceram na Casa da Cultura. Parabenizou as bandas e instituições que apoiaram o evento.

O vereador falou também sobre o “lixão” onde deveria ser o Distrito Industrial II, disse que ouviu muitas reclamações pela situação do local e que pretende fazer uma denúncia junto ao Ministério Público. Com o colega Clayton visitou o local novamente na última semana.

Erivelto pediu também informações sobre a lista dos nomeados e dos desistentes do último Concurso Público realizado pela Prefeitura.

O vereador propôs a convocação do novo Secretário de Saúde Miller Alvarenga para uso da tribuna da Câmara para tratar sobre o coronavírus, Covid-19 em Machado. A convocação proposta por Erivelto foi aprovada de forma unânime.

 

“A prefeitura tem o direito de fiscalizar, mas também tem o dever de atender à população.”

Piquira

O Vereador Ilton Lino Filho (Piquira) começou sua fala na ultima Reunião Ordinária dizendo sobre a situação dos moradores da Rua Amélia Maria Busatti de Carvalho, no bairro Jardim das Oliveiras, que sofrem em dias chuvosos com a falta de um bueiro para o escoamento de água e há enchentes no local.

Falou sobre a responsabilidade da empresa EISA Interagrícola com o município, apontando que a empresa cumpriu com a contrapartida proposta para o recebimento do terreno.

Para finalizar sua fala, o Vereador disse que fez uma indicação à Prefeitura para finalizar as obras da arquibancada do campo no bairro Santa Luiza e para a realização da Operação Tapa Buracos na rua que dá acesso à AFUP

 

“Para melhorar o trânsito de Machado é necessário implantar a Área azul e a Guarda Municipal.”

Alemão

O Vereador José Pereira Lima Filho (Alemão) cumprimentou o Secretário Municipal de Obras Marcos  pelos serviços que vêm sendo prestados a pedido do Vereador nas estradas rurais dos bairros Trezentos e Passa Dois.

Falou sobre problemas com estacionamento no centro, ruas adjacentes e vias mais movimentadas do município que ficam praticamente sem vagas durante todo o dia.

O Vereador também pediu para que a Secretaria Municipal de Planejamento fiscalize os pontos onde tem faixas amarelas que, na ótica do vereador são vagas particulares e acredita que a maioria destas vagas são ilegais por não ter autorização municipal

Apontou também a necessidade de que o município implante a Área azul e a Guarda Municipal ou Guardas de Trânsito para solucionar o problema.

Para finalizar a sua participação ele citou o abandono do “Castelinho” da Praça Antônio Carlos, cobrando do Secretário de Cultura, Turismo e Esportes o planejamento para a execução da obra deste patrimônio histórico do Município, pois o “Castelinho” é de responsabilidade desta secretaria.

 

“Se ele roubou, tem que pagar, mas se ele não roubou, deve ser inocentado!”

José Serafini

O Vereador José Serafini começou sua fala no Grande Expediente dessa semana agradecendo o carinho dos Vereadores e da população machadense com ele durante o tempo em que ele ficou afastado, por motivos de saúde, das atividades da Câmara.

Agradeceu ao Secretário João Alexandre Moura e ao Diretor de Esportes Célio Candido Alves (Célio da Caiana) pelo empenho em conseguir a concretização da reforma do Poliesportivo Tancredo Neves após 35 anos.

Lembrou das Emendas Parlamentares que conseguiu para o município e elogiou o trabalho do seu suplente em Douradinho, Vereador Isaías.

Falou sobre as acusações que o Chefe do Executivo vem sofrendo, e ressaltou que acredita que se ele errou, tem que sofrer as conseqüências, mas se ele não o fez, deve ser inocentado.

 

“Nós estamos fazendo um trabalho técnico e dentro do prazo.”

Luizinho da Emater

O Vereador Luiz Gonzaga Xavier (Luizinho da Emater) usou seu tempo no Grande Expediente para explicar sobre o andamento do processo político administrativo contra o Prefeito Julbert Ferre e do trabalho que vem sendo feito pela Comissão Processante. Além disso, o Vereador pôde responder as dúvidas dos demais vereadores.

Veja na íntegra a fala do Vereador no grande expediente para saber o trabalho da Comissão Processante:

https://www.facebook.com/watch/?v=279614263229874

Assista ao vídeo que explica detalhadamente quais são as funções da Câmara Municipal; as obrigações do Município com relação a Câmara; os tipos de informações que são solicitadas à Prefeitura Municipal e as consequências quando o Prefeito Municipal desobedece os mandamentos contidos na Legislação Municipal e Federal:

https://www.facebook.com/watch/?v=705971980149877

“Nós Vereadores fomos eleitos para fazer o melhor para a população machadense.”

Matheus Jovem de Deus

O Vereador Matheus Martins Domingues (Matheus Jovem de Deus) agradecer a Deputada Federal Greyce Elias que destinou, através de Emenda Parlamentar, R$ 50 mil Reais para a Secretaria de Saúde de Machado e complementou dizendo que vai fiscalizar de perto para quais setores da saúde esta verba será direcionada.

Criticou ataques que os vereadores vêm sofrendo nas redes sociais e ressaltou que eles são representantes do povo machadense e querem fazer o melhor para a população. Lembrou à população que é atuante na Casa Legislativa e sobre os recursos que conseguiu para o município.

Falou também sobre a diminuição de horários de circulares da Viação São Benedito, disse que enviou um ofício pedindo para que seja revisto, levantou o ponto que a diminuição destes horários se deu pelo recesso de aula das escolas devido à pandemia do coronavíruis (Covid-19), mas que, junto com a Prefeitura, está tentando viabilizar o aumento de horários, para melhor atender a população.

 

“A falta de prevenção e a omissão, causa danos aos nossos munícipes.”

Maycon Willian

O Vereador Maycon Willian usou sua fala no Grande Expediente da última Reunião Ordinária para lembrar a importância da prevenção, principalmente nesta pandemia do Coronavírus (Covid-19). Deu como exemplo as barreiras sanitárias, onde os funcionários que estão prestando este serviço estão tentando fazer sua parte, mas não têm suporte para tal. Disse também que o Executivo poderia estar disponibilizando a doação de máscaras para as pessoas que passam pelas barreiras principalmente pelo Projeto de Lei aprovado que obriga o uso de máscara na cidade.

Ainda sobre o tema, o Vereador falou sobre os Bombeiros Civis de Machado que poderiam estar ajudando nas barreiras, em forma de contrato, unindo o útil ao agradável, já que muitos munícipes estão precisando de emprego. Citou como exemplo a cidade de Três Pontas, que contratou mais de 100 pessoas para ajudar no combate desta pandemia.

Ressaltou que o município irá receber R$ 5 milhões em recursos, além de que, em todas as reuniões são citadas as emendas que cada parlamentar trouxe para o município, mas que não está sendo distribuído para a população e que quem sofre com isso são os pequenos comerciantes que estão, devido à pandemia, tendo que encerrar as atividades.Terminou sua fala dizendo que os Vereadores e a Associação Comercial estão fazendo sua parte para a melhoria da economia de nosso Município.

 

“Se tivessem me ouvido em outras gestões, já teríamos uma UTI em Machado.”

Melão

O Vereador Messias Ferreira Martins (Melão) começou sua fala nesta última segunda-feira agradecendo a confiança que a população machadense tem nele e ressaltou uma das principais funções de um Vereador que é fiscalizar.

Falou sobre a falta que faz uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em nossa cidade, principalmente neste momento de pandemia do coronavírus (Covid-19), e complementou dizendo que em outras gestões como Vereador, já pautava o tema em suas falas. Ainda sobre o tema, disse que ficou muito satisfeito com o Projeto de Lei Ordinária que foi votado, e aprovado pelos parlamentares, que abre crédito suplementar para dar segmento na instalação da UTI no município.

Elogiou a importância e a grandiosidade da instituição Santa Casa de Machado, mas que infelizmente tem algumas pessoas que trabalham lá que estão prejudicando seu funcionamento.

Para finalizar sua fala, disse que o momento é muito difícil principalmente porque a Secretaria de Saúde, que deveria ser uma das mais importantes para o município, é ocupada por uma pessoa com dois cargos.

 

 

Projetos de leis aprovados:

  • Projeto de Lei Complementar nº. 04, de 19 de maio de 2020, em tramitação ordinária, de autoria do Executivo, que “Dispõe sobre alteração do artigo 97 da Lei Municipal nº 1.280, de 31 de janeiro de 2000”.
  • Projeto de Lei Ordinária nº. 52, de 18 de maio de 2020, em tramitação ordinária, de autoria do Executivo, que “Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos que compõem o quadro de funcionários da autarquia municipal SAAE”.
  • Projeto de Lei Ordinária nº. 53, de 22 de maio de 2020, em tramitação ordinária, de autoria do Executivo, que “Altera a Lei Municipal nº 3.108, de 17 de fevereiro de 2020, que autoriza concessão de subvenções sociais e contribuições e dá outras providências”.
  • Projeto de Lei Ordinária nº. 54, de 25 de maio de 2020, em tramitação ordinária, de autoria do Vereador Adriano Viana, que “Declara de utilidade pública a Associação Esportiva Futebolística da Mangueira”.
  • Projeto de Lei Ordinária nº. 55, de 26 de maio de 2020, em tramitação ordinária, de autoria do Executivo, que “Torna obrigatório o uso de máscara de proteção a todo cidadão enquanto durar o Estado de Calamidade, declarado por meio do Decreto Municipal nº 6.313, de 17 de março de 2020”.