Audiência de Instrução, Falta de Transparência, Obras nos Bairros Rurais, entre outros temas são discutidos na 21ª Reunião Ordinária

Audiência de Instrução, Estradas Rurais, Sustação de Decreto Municipal, entre outros temas são discutidos na 20ª Reunião Ordinária
10/07/2020
Devido à mais uma ausência da Defesa, Audiência de Instrução é novamente remarcada
21/07/2020

Veja o que foi destaque na última Reunião Ordinária, que ocorreu na última segunda-feira (13)

 

“Apoiar os trabalhos do Observatório Social é obrigação dos gestores e políticos bem intencionados!”

Erivelto Angelo

Na última Reunião Ordinária, realizada nesta segunda-feira o Vereador Erivelto Angelo iniciou sua participação no Grande Expediente agradecendo a presença do Observatório Social de Machado. Douglas Moreira membro da Instituição utilizou a tribuna da Câmara.

Disse ser lamentável o segundo mandado de segurança para barrar a Audiência de Instrução que a Defesa do Prefeito Julbert Ferre fez e também a sua ausência na primeira data marcada. Citou também que nos vídeos veiculados pelos meios oficiais do Executivo, o Prefeito se diz inocente, mas quando tem a oportunidade de se defender tenta impedir que ocorram os depoimentos, alegando irregularidades no processo.

Criticou a postura da Prefeitura em convidar alguns Vereadores a participarem de uma reunião na Prefeitura, 48 horas antes da Audiência de Instrução, e ressaltou que neste momento não adianta esse tipo de ação já que muitos requerimentos não foram respondidos anteriormente e os prazos já expiraram para defesa e explicações.

Falou sobre o protocolo do Executivo e do Vereador José Serafini, um dia antes da Audiência de Instrução, onde alegaram estar com suspeita de Coronavírus (Covid-19), situação descartada pelo prefeito em nota oficial no final de semana. O vereador pediu para que o Prefeito se cuide nesses próximos dias, utilizando máscara e álcool em gel, para não se contaminar e poder participar dos depoimentos que foram remarcados para segunda-feira dia (20).

Finalizando, comentou que é lamentável a falta de respeito da CEMIG com seus usuários, disse ter recebido a informação de que não há um representante regional de relações para que as reclamações dos Parlamentares sejam ouvidas.

 

“É um momento de cautela e precaução.”

Matheus Jovem de Deus

Na 20ª Reunião Ordinária que aconteceu nesta última segunda-feira (13), o Vereador Matheus Martins Domingues (Jovem de Deus) começou sua participação no Grande Expediente falando sobre Emendas Parlamentares que captou durante os últimos meses para combate do Coronavírus (Covid-19) sendo algumas destas emendas: 50 mil reais com a Deputada Federal Greyce Elias e 45 mil reais com o Deputado Estadual João Bosco.

Falou também sobre a Viação de São Benedito, que colocou mais um horário de circular para o bairro Santo Antônio II após os Vereadores procurarem a empresa para este aumento, atendendo melhor a população.

Ainda sobre as conquistas da gestão, agradeceu ao Executivo por colocar tendas em frente à Caixa Econômica Federal para acomodar melhor as pessoas que ficavam em filas enormes.

Parabenizou o Secretário de Obras que foi ouvir a população dos bairros Jardim das Oliveiras e Caiana para resolução dos problemas e ainda sobre a secretaria, disse que a Operação Tapa Buracos no primeiro bairro citado iniciará na próxima semana.

Finalizando, disse que em captação de recursos essa gestão foi a que mais trouxe Emendas para o município e elogiou o trabalho da Casa Legislativa.

 

“Transparência não tem partido, é obrigação!”

Maycon Willian

Na última Reunião Ordinária, o Vereador Maycon Willian iniciou sua participação falando que sempre dialogou com a população e por isso sabe sobre a realidade dos munícipes que hoje estão em um de seus piores momentos em razão da crise do Coronavírus (Covid-19) e que o município precisa de união, sem separação entre ricos e pobres ou direita e esquerda, já que existe uma interdependência entre as partes e, com essa união, conseguir melhorar a condição social da população e melhorar a geração de empregos.

Elogiou as ações do Observatório Social de Machado e ressaltou que a transparência é obrigação, independente de partido. Parabenizou os servidores da Câmara de Machado por sempre serem transparentes com a população e cobrou para que o Executivo faça o mesmo e deixe claro à sociedade onde está sendo gasto o dinheiro público.

Criticou a gestão do Executivo que fez o maior aumento da história de taxas e impostos e não fez doação de nenhuma casa popular para os munícipes e que tem uma Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social que nos últimos anos doou apenas 500 cestas básicas e que este ano eleitoral, está usando dinheiro público de forma desordenada lesando o povo machadense.

Finalizando sua participação, criticou a contratação da empresa de Belo Horizonte para ficar na entrada de Machado, sendo que tem Machadenses que podem cumprir este papel e fez um requerimento verbal, pedindo informações ao Executivo de quanto está sendo pago à essa empresa.

 

“A Câmara é importante e decide uma gestão pública!”

Melão

Nesta última segunda-feira (13) o Vereador Messias Ferreira Martins (Melão) começou sua fala agradecendo a presença do Observatório Social de Machado e ressaltando a importância da Câmara Municipal e sua função de fiscalizar. Disse que se a Prefeitura tivesse enviado os documentos solicitados desde o início, não precisaria estar passando por um Processo Político-Administrativo. Ainda sobre o assunto, apontou que agora a Câmara vai exercer seu poder e decidir o futuro do município e espera que todo esse desgaste deixe ao menos uma reflexão para o futuro Prefeito ou Prefeita sobre a importância da transparência.

Disse estar triste com a mídia em Machado, em sua opinião é uma covardia e maldade o que está sendo feito e que querem ter poder a todo custo, principalmente nesses meses que antecedem a eleição.

Disse também que não vai deixar de ter o compromisso e sempre irá legislar e fiscalizar, e também disse que suas decisões são feitas por honra ao regimento interno e não por politicagem.

Disse que espera que o próximo Prefeito vise o melhor para o Município e não pense apenas em ter poder.

Finalizando, elogiou a Secretaria Municipal de Obras pelo excelente trabalho que vem sendo feito nas estradas rurais.

 

“Confiança é a base de tudo!”

Renata

A Vereadora Renata Teixeira Dias começou sua participação na última Reunião Ordinária da Casa Legislativa elogiando o Observatório Social de Machado pelo trabalho que presta ao município.

Fez uma reflexão sobre a ‘confiança’ e disse que quando um munícipe vota, ele está confiando naquele candidato e acredita que hoje a população já não confia mais na gestão do Executivo.

Lamentou o episódio que ocorreu na última quinta-feira, sobre o não comparecimento da defesa do Prefeito Julbert Ferre na Audiência de Instrução, e disse que em sua opinião é frustrante esta ausência. Espera que os representantes compareçam na próxima data marcada, segunda-feira (20) às 9 horas da manhã.

Finalizando, disse que acha desagradável o fechamento do UAITEC de Machado já que está tudo montado e é um espaço importante para realização de cursos profissionalizantes e capacitação de jovens e adultos, principalmente para o pós-pandemia do Coronavírus (Covid-19).

 

“É bobagem o Executivo querer esconder a realidade para o povo nos dias de hoje.”

Peixinho

O Vereador Adriano Viana (Peixinho) começou sua participação nesta segunda-feira agradecendo os posicionamentos do Observatório Social de Machado e disse que qualquer entidade gostaria de ter uma assessoria gratuita como a que o Observatório presta, mas infelizmente o Executivo não usa esta ferramenta.

Falou a falta de planejamento, controle e eficiência nesta gestão do Executivo e de realizar e apontou projetos desperdiçados como o Presídio; a ‘Área Branca’, parceria com o IFSULDEMINAS para cursos na área de saúde e veterinária, que poderia beneficiar a população; o Machado Esporte Clube; e deixou de realizar cursos de aperfeiçoamento e de nível superior, que eram realizados no prédio da prefeitura.

Finalizou sua participação dizendo que tenta entender a covardia do Executivo com a população em tentar esconder documentos e que fazem vídeos falando sobre transparência, porém age de maneira contrária.

 

“É um dia muito complicado pra mim, por eu ter que vir aqui e me defender de mentiras.”

Clayton Nery

O Vereador Clayton Nery, na última Reunião Ordinária da Casa Legislativa fez duras críticas ao Executivo, principalmente pela liminar apresentada pela defesa do Prefeito Julbert Ferre para tentar suspender a Comissão Processante e que, de acordo com o Vereador, foi feita com mentiras.
Acompanhe na íntegra a fala do Vereador Clayton Nery através do link abaixo:
https://www.facebook.com/camarademachado/videos/618442025458423/

 

 

Projetos de leis aprovados:

  • Projeto de Lei Ordinária nº 67, de 13 de julho de 2020, em tramitação pelo regime de urgência especial, de autoria do Executivo, que “Altera a Lei Municipal n° 3108, de 17 de fevereiro de 2020, que autoriza concessão de subvenções sociais e contribuições, e dá outras providências”
  • Projeto de Lei Complementar nº 06, de 02 de julho de 2020, em tramitação ordinária, de autoria do Executivo, que “Altera art. 45 da Lei Complementar nº 87, de 17 de abril de 2012”
  • Projeto de Lei Ordinária nº 60, de 22 de junho de 2020, em tramitação ordinária, de autoria do Executivo, que “Altera a Lei Ordinária nº 3.006, de 26 de dezembro de 2019, e dá outras providências”
  • Projeto de Lei Ordinária nº 61, de 22 de junho de 2020, em tramitação ordinária de autoria do Executivo, que “Autoriza abertura de Crédito Especial objetivando a aquisição de maquinários agropecuários – caminhão pipa – Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente; revoga a Lei Ordinária nº 3118, de 13 de março de 2020, e dá outras providências”
  • Projeto de Lei Ordinária nº 66, de 29 de junho de 2020, em tramitação ordinária, de autoria do Executivo, que “Autoriza abertura de Crédito Especial objetivando a possibilidade de indenizações e restituições, e dá outras providências”.